Projetos de Engenharia
É um conjunto de obras, equipamentos e serviços destinados ao abastecimento de água potável de uma comunidade para fins de consumo doméstico, serviços públicos, consumo industrial e outros usos. Normalmente composto por captação de água de um manancial, adução (transporte por tubulações), tratamento (para eliminação de impurezas prejudiciais e nocivas à saúde), reservação e distribuição.
Atuamos na elaboração de projetos e no acompanhamento de obras de todo esse sistema, incluindo: Barragens, Sistema de Captação, Estação de Bombeamento, Linhas de Adutora, Estação de Tratamento, Rede de Abastecimento, Reservatórios, Projetos Especiais de Reaproveitamento de Água de Chuva e outros.Este sistema consiste em equipamentos que visam recolher os efluentes produzidos por uma comunidade, provendo um destino adequado, evitando seu lançamento em locais impróprios, que acarretam em poluição do solo, dos lençóis freáticos e corpos receptores, além de expor a população a diversos tipos de doenças.
Elaboramos Projetos de Rede Coletora, Sistemas de Tratamento, Estações de Recalque, Estações Elevatórias, Emissários, Sistemas de Separação de Óleos e Graxas, Caixas de Retenção de Areia e todos os demais equipamentos utilizados para garantir um adequado manejo do esgoto sanitário, além de fazer o acompanhamento de obras desta natureza.
Sistema de Drenagem Pluvial Urbana é o sistema destinado ao escoamento das águas de chuva no meio urbano.
Mais do que um conjunto de obras ,visa proporcionar o transporte das águas, a drenagem deve ser um enfoque global, reconhecendo a complexidade das relações entre a natureza, o sistema urbano artificial e a sociedade.
Estudos hidrológicos; Rede Coletora de Águas Pluviais; Canais; Sistema de Reaproveitamento de Água das Chuvas;etc.
De acordo com a Norma Brasileira — NBR 9800/1987, efluente líquido industrial é o despejo líquido proveniente do estabelecimento industrial, compreendendo emanações de processo industrial, águas de refrigeração poluídas, águas pluviais poluídas e esgoto doméstico. Por muito tempo não existiu a preocupação de caracterizar a geração de efluentes líquidos industriais e de avaliar seus impactos no meio ambiente. No entanto, a legislação vigente e a conscientização ambiental fazem com que algumas indústrias desenvolvam atividades para quantificar a vazão e determinar a composição dos efluentes industriais
Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico
Se constitui em ferramenta de planejamento e gestão para alcançar a
melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população. Os serviços a serem
objeto do Plano Municipal Integrado de Saneamento Básico, compreendem:
1. Abastecimento de Água: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações
necessárias ao abastecimento público de água potável, desde a captação até as ligações
prediais e respectivos instrumentos de medição.
2. Esgotamento Sanitário: constituído pelas atividades, infra-estruturas e instalações
operacionais de coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados de esgotos
sanitários, desde as ligações prediais até o lançamento final no meio ambiente.
3. Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas: conjunto de atividades, infraestruturas
e instalações operacionais de drenagem urbana de águas pluviais, de
transporte, detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento
e disposição final das águas pluviais drenadas nas áreas urbanas.
4. Limpeza Urbana e Manejo dos Resíduos Sólidos: conjunto de atividades, infraestruturas
e instalações operacionais de coleta, transporte, transbordo, tratamento e
destino final do lixo doméstico e do lixo originário de varrição e limpeza de logradouros e vias públicas.
O projeto hidro-sanitario é um projeto hidraulico aplicado a edificios, conjuntos residenciais etc... inclui não so o abastecimento de agua potavel quanto a drenagem de esgotos sanitários.
Um projeto hidraulico pode ter varias abrangencias, a depender do escopo do projeto. Ele podera incluir:
- Calculos de demanda de agua
- Dimensionamento de reservatorios, tubulações, redes de distribuição
- Dimensionamento de bombas
- Calculos de redes de esgoto e elevatorias
- Dimensionamento de redes de aguas pluviais
Dentre outras coisas.
Quem define até onde ele vai, é o escopo do projeto. A que ele se aplica, que pode ser desde uma cidade inteira, um conjunto residencial, ou a uma fazenda (irrigação) até a uma unidade residencial simples.
Projeto analisado pelo Corpo de Bombeiros, para os casos de construção, reforma ou ampliação de obras que tenham área igual ou superior a 100 m², exceto residências unifamiliares. Sua finalidade é para que seja concedido o Certificado de Vistoria e Conclusão de Obras "CVCO" ("habita-se"), pela Prefeitura Municipal.
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do Projeto de Prevenção de Incêndios. Central de GLP e Chuveiros Automáticos se for o caso.
- Memorial Descritivo do Sistema de Prevenção
- Memorial Industrial para edificações com fins industriais
- Planilha de Cálculo do Sistema de Proteção por Hidrantes (Gravidade ou Moto-bomba);
- Projeto Arquitetônico aprovado pelo Corpo de Bombeiros, juntamente com a Planilha de Cálculo de Saídas e Carta Consulta, também, ambas aprovadas;
- Projeto de Prevenção de Incêndios, contendo os elementos do Art. 17 do Código de Prevenção de Incêndios;
- Memorial do Sistema de Alarme de Incêndio se for o caso;
Caso haja a necessidade de correções, deverá assim que cumpridas as exigências reencaminhar o projeto para reanálise, onde deverão ser encaminhadas as pranchas já analisadas, bem como a ficha de análise do projeto.
Quando da impossibilidade técnica de cumprimento de qualquer das exigências do Código de Prevenção de Incêndios, o profissional habilitado (responsável técnica) encaminhará Laudo Técnico circustanciado, acompanhado de ART, à seção competente do Corpo de Bombeiros da jurisdição onde a edificação foi construída, juntamente com o estudo propondo soluções alternativas, as quais serão analisadas por Comissão Técnica de Prevenção Contra Incêndios designada pelo Comando do Corpo de Bombeiros e que se DEFIRIDAS, serão indicadas como meio alternativo de prevenção.
Pontes; Viadutos; Muro de Contenção; etc
Projeto de vias e rodovias; Projeto Geométrico; Projeto de Terraplenagem; Projeto de Pavimentação; Projeto de Sinalização
Projetos de Infra-estrutura para loteamentos
Teste de infiltração do solo conforme as normas técnicas brasileiras NBR 7229/93 e NBR 13969/97.