Artigo - Conceitos de Manejo de Reflorestamento

28/01/2013


Todo manejo causa consequências no ecossistema. Interferências que parecem mínimas podem trazer consequências de grande porte para o sistema produtivo florestal.

O termo “manejo florestal” pode ser definido como sendo o tratamento dispensado a um povoamento florestal, o qual interfere nas condições ambientais em prol do desenvolvimento da floresta, ou também como sendo a administração de uma empresa florestal.

Assim sendo, o manejo nada mais é do que a execução de operações durante o crescimento e maturação da floresta com o objetivo de incrementar a produtividade, melhorar a qualidade e agregar valores à matéria-prima.

A administração ou planejamento florestal deve considerar:

 - A definição dos objetivos da empresa.

- O planejamento da produção de cada povoamento.

- O planejamento da produção total da empresa.

Ao se efetuar um planejamento florestal, a disponibilidade e a qualidade da matéria- prima, bem como as operações a serem realizadas, principalmente a idade da colheita, devem ser bem dimensionadas, pois para cada finalidade emprega-se um manejo diferenciado. Um equívoco muito comum é a implantação de reflorestamentos antes da definição do destino e uso final da madeira. Neste caso, ou são executados manejos inadequados, comprometendo a produtividade e a qualidade do produto, ou as práticas excedem aos objetivos da produção, desperdiçando-se dinheiro sem o retorno esperado.

Todo manejo causa consequências no ecossistema. Interferências que parecem mínimas podem trazer consequências de grande porte para o sistema produtivo florestal. Medidas semelhantes de manejo, em regiões diferentes, podem causar consequências também diferentes ou até contrárias ao seu objetivo.

Os povoamentos florestais devem ser caracterizados sob a ótica da produção atual, análise da produtividade potencial futura e determinação de medidas mais convenientes para gerenciar e atingir a produção potencial.

Fonte: www.ambientebrasil.com.br






Notícias Anteriores


Lodo de esgoto e resíduos orgânicos viram eletricidade no Paraná
Drenagem Urbana
Reflexos do Saneamento no Mundo
Produção de energia eólica no Brasil se equipara a Itaipu
Fórum mundial da água ajuda a destravar o Plansab
Influência do esgotamento sanitário dos rios
Aplicativo ajuda população a preservar nascentes de rios
Programa monitorará recuperação da bacia do Rio Doce
Cientistas transformam CO2 do ar em fibras de carbono
Joinville tem 31,5% de Cobertura de Rede de Esgoto e está Abaixo da Média Nacional

Página: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24


Rua Santos Saraiva, 840 - salas 402/404 - Estreito - Florianópolis/SC - CEP: 88070-100 - Fone: (48) 3225-6074