05/03/2012 - Separador de sólidos é uma alternativa para reduzir enchentes nas grandes cidades

05/03/2012


Pouco se fala sobre o separador de sólidos em edificações. Trata-se de um sistema com uma função extremamente importante e que é a de impedir sólidos carreados pela chuva de causar entupimentos da rede de galerias pluviais, ou de alterar a seção da calha dos rios e córregos que atravessam o meio urbano, reduzindo ou eliminando a possibilidade de enchentes. Geralmente, instalado nas saídas das águas pluviais dos empreendimentos, deve “segurar” uma parte dos resíduos que vêm com o fluxo de água de chuva captada nos telhados, fachadas e pisos.

 

A retenção dos resíduos urbanos nos poços, onde são instalados os separadores de sólidos, diminui as possibilidades de entupimento das galerias de água da chuva, e reduzem a possibilidade de assoreamento dos cursos d’água para onde são conduzidas as águas das galerias de águas pluviais. Se muitos empreendimentos adotassem esta solução, haveria a diminuição das enchentes nas grandes cidades, seja pela eliminação, redução do entupimento das galerias; ou pela diminuição do assoreamento dos rios, córregos e canais que acabam recebendo as águas pluviais.

 

No Brasil, o separador de sólidos é pouco conhecido e passou a ser mais difundido a partir da introdução das certificações ambientais para edificações, principalmente da LEED, do Green Building Council, que credita ponto para quem adota esta solução já na fase de projeto.

 

Pioneira no segmento, a AcquaBrasilis introduziu no Brasil o separador de sólidos por vórtice, também chamado por algumas pessoas de hidrociclone, que usa um processo no qual o fluxo de água entra tangencialmente no poço cilíndrico onde está instalado o dispositivo, fazendo com que a água tenha um movimento parecido com aquele que ocorre quando vemos escorrê-la em um ralo de uma pia. É como se a água turbinasse e os resíduos, as partículas maiores e mais densas fossem jogados para as paredes do poço pela força centrífuga e depositados no fundo, onde ficam retidas. As partículas menores e mais leves são arrastadas para o centro do dispositivo onde se forma um movimento da água em espiral ascendente. Assim, a água livre de resíduos maiores escoa para a tubulação de saída de águas pluviais, sem a maior parte dos resíduos, contribuindo com o meio ambiente.

 

A empresa introduziu esta solução há vários anos, quando participou da certificação ambiental “Leed” do Eldorado Tower, em São Paulo, e continua propondo esta solução e outras alternativas para empresários que desejam melhorar o desempenho ambiental dos empreendimentos, no âmbito de preservar os recursos hídricos, e evitar desastres ambientais.

 

Até o momento, o dispositivo de separador de sólidos é importado, e o investimento entre projeto, fornecimento e instalação do equipamento gira em torno de R$ 60 mil por unidade.

 O separador de sólidos é uma solução sustentável que contribui para a minimização de muitos problemas enfrentados nas grandes cidades, como enchentes na época de chuva, que vivemos atualmente.

 Fonte: www.revistatae.com.br

 









Notícias Anteriores


04/01/2013 - Lixões preocupam prefeitos
31/01/2013 – IBAMA regulamenta cadastro para transporte de resíduos perigosos.
28/01/13 - Estudo descobre novas florestas se regenerando em SC
Artigo - Composição e Classificação dos Esgotos Sanitários
Artigo - Conceitos de Manejo de Reflorestamento
Artigo - Abastecimento Urbano de Água
28/01/13 - Pesquisa utiliza mapeamento geográfico para análise do manejo florestal
22/01/2013-Programa de reciclagem transforma bitucas de cigarro em plástico
14/01/2013-ONU quer energia sustentável para todos até 2024
14/01/13 - Eco-destilador utiliza energia solar para transformar água salgada em potável

Página: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24


Rua Santos Saraiva, 840 - salas 402/404 - Estreito - Florianópolis/SC - CEP: 88070-100 - Fone: (48) 3225-6074