09/12/2011 - Google Earth mostra o impacto das barragens hidrelétricas em rios, pessoas e no clima

09/12/2011


Toda forma de produção de energia, mesmo que limpa, causa um impacto no meio ambiente, nas pessoas que vivem em seu entorno e na economia. Não é porque a geração a partir do sol, vento ou da água não emite gases do efeito estufa que ela está livre de causar efeitos negativos.

Uma nova iniciativa traz mais informações para estimular o debate. O Google Earth e as organizações International Rivers* e Friends of the Earth* lançaram alguns simuladores para analisar como as barragens hidrelétricas transformam a lógica do clima, os ecossistemas dosrios e interfere na vida das pessoas – principalmente as que dependem diretamente dos rios para a sua sobrevivência. Tudo isso relacionado às previsões de mudanças climáticas.

Os arquivos executados pelo programa estão disponíveis para download – você os encontra ao final deste post do Google Lat Long Blog. Eles mostram como as transformações do clima afetarão os fluxos dos rios da África, da Amazônia e daqueles alimentados pela geleira doHimalaia. O comprometimento da segurança das barragens previstas nesses locais é apenas um dos problemas. Na Amazônia, os reservatórios de água poderiam, até, causar mais poluição: com o alagamento da floresta, a matéria orgânica perdida se decompõe e emite metano, um dos gases do efeito estufa.

No vídeo abaixo – clique em cc para legendas em português- você pode participar de um tour mundial – com os dados e simulações do Google Earth – pelos principais lugares do mundo onde mais barragens serão construídas. A narração é de Nnimmo Bassey, presidente do Friends of the Earth: