10/11/2011 - É pegar e largar!
10/11/2011
Para amenizar a poluição e o trânsito, Paris investe em sistema de locação de carros elétricos
Na onda da mobilidade sustentável, Paris lançou em outubro um sistema de aluguel de automóveis elétricos para moradores e turistas chamado Autolib. O objetivo é retirar de circulação aproximadamente 22 500 veículos convencionais e diminuir as emissões de poluentes, o ruído e o trânsito na cidade. No encalço do sucesso do programa Vélib, sistema de locação de bicicletas, o Autolib conta com 66 automóveis e 33 pontos de atendimento na capital francesa. O veículo elétrico escolhido é o Bluecar, produzido pela empresa Bolloré e desenhado pelo estúdio italiano Pininfarina.
Com quatro lugares, ele atinge até 130 km/h. A autonomia da bateria de lítio-metal-polímero é de 250 km e a recarga leva seis horas. O modelo tem ainda GPS e câmbio automático. O atrativo do novo programa está no custo e na facilidade de utilização do veículo. A primeira meia hora da locação varia entre 5 e 7 euros. O usuário pode optar por quatro planos: dois anuais (familiar e individual), um de sete dias e outro de 24 horas. A taxa de adesão ao programa varia entre 10 euros a diária e 144 euros por ano. Para utilizar o carrinho, o usuário precisa informar o número da carteira de habilitação, escolher o plano e pagar com cartão de crédito em uma espécie de caixa eletrônico. O programa fornece um cartão magnético que libera o carro. É possível devolvê-lo em qualquer um dos 33 pontos.
O gerente da Autolib, Morald Chibout, afirma que a intenção é convencer as pessoas a trocar a ideia de possuir um carro pela de usar um carro, o que otimiza tempo e dinheiro, pois o custo é inferior ao de utilizar o táxi. A partir de 5 de dezembro, quando termina a fase de testes, serão 250 veículos e 75 estações. O custo da iniciativa foi de 235 milhões de euros, sendo 35 milhões financiados pela prefeitura de Paris. A meta é ter 1 000 estações e 3 500 veículos até 2014. Outras cidades, como Hamburgo e Ulm (Alemanha), Vancouver (Canadá) e Austin (EUA), também contam com um sistema similar, o Car2go, que usa modelos Smart. Já são 35 000 usuários cadastrados.
POR AQUI
Em junho de 2012, um programa inspirado na iniciativa parisiense deve estar em demonstração no Rio de Janeiro. a prefeitura já recebe projetos. "O objetivo é ter uma alternative de transporte sustentável para a Copa do Mundo e a Olimpíada", diz Rodrigo Rosa, assessor para sustentabilidade. ( Fonte:Quatro Rodas - 11/2011)
Com quatro lugares, ele atinge até 130 km/h. A autonomia da bateria de lítio-metal-polímero é de 250 km e a recarga leva seis horas. O modelo tem ainda GPS e câmbio automático. O atrativo do novo programa está no custo e na facilidade de utilização do veículo. A primeira meia hora da locação varia entre 5 e 7 euros. O usuário pode optar por quatro planos: dois anuais (familiar e individual), um de sete dias e outro de 24 horas. A taxa de adesão ao programa varia entre 10 euros a diária e 144 euros por ano. Para utilizar o carrinho, o usuário precisa informar o número da carteira de habilitação, escolher o plano e pagar com cartão de crédito em uma espécie de caixa eletrônico. O programa fornece um cartão magnético que libera o carro. É possível devolvê-lo em qualquer um dos 33 pontos.
O gerente da Autolib, Morald Chibout, afirma que a intenção é convencer as pessoas a trocar a ideia de possuir um carro pela de usar um carro, o que otimiza tempo e dinheiro, pois o custo é inferior ao de utilizar o táxi. A partir de 5 de dezembro, quando termina a fase de testes, serão 250 veículos e 75 estações. O custo da iniciativa foi de 235 milhões de euros, sendo 35 milhões financiados pela prefeitura de Paris. A meta é ter 1 000 estações e 3 500 veículos até 2014. Outras cidades, como Hamburgo e Ulm (Alemanha), Vancouver (Canadá) e Austin (EUA), também contam com um sistema similar, o Car2go, que usa modelos Smart. Já são 35 000 usuários cadastrados.
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Em junho de 2012, um programa inspirado na iniciativa parisiense deve estar em demonstração no Rio de Janeiro. a prefeitura já recebe projetos. "O objetivo é ter uma alternative de transporte sustentável para a Copa do Mundo e a Olimpíada", diz Rodrigo Rosa, assessor para sustentabilidade. ( Fonte:Quatro Rodas - 11/2011)
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