28/10/2011 - Continente Park Shopping, em São José, recebe embargo e multa

28/10/2011


Para Ibama, construção está sobre cursos d'água; para empresa, só show room está em APP

Atualizada às 06h50min

Roberta Kremer | roberta.kremer@diario.com.br

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) embargou parte do terreno onde está sendo construído o Continente Park Shopping, em São José, na Grande Florianópolis, e multou em R$ 125 mil o Grupo Westfield Almeida Junior.

Até esta quinta-feira, nem o órgão nem a empresa se entenderam sobre o local exato onde estariam cursos de água - pontos com água, como rios e nascentes —, que fariam 42 mil metros quadrados de terreno serem considerados área de preservação permanente (APP). O empreendimento tem 132 mil metros quadrados de área total.

O laudo, assinado na sexta-feira passada pelos analistas ambientais Ricardo Pinheiro Lima e Annik Silva, conta com imagens capturadas pelo Google em 2005 apontando que quatro dos cinco cursos d'água estariam embaixo da construção.

Já a Westfield Almeida Junior, por meio de sua assessoria de imprensa, afirma que a área de proteção fica na parte frontal — às margens da BR-101 — e lateral, costeando a SC-407, passando apenas pelo show room do empreendimento. Nesta quinta, os operários trabalhavam normalmente na obra. A Westfield Almeida Junior levou um hidrogeólogo para analisar o terreno e produzir prova técnica para entrar com uma ação de nulidade do embargo junto à Justiça Federal.

Veja os pontos divergentes no mapa



Documentos históricos foram usados no laudo

O laudo do Ibama foi baseado em vistoria do terreno e em imagens históricas que comprovariam a existência de nascentes sob a construção do prédio. Segundo os analistas, as vertentes de água não são mais perceptíveis, pois a obra está em cima.

O documento observa que, mesmo com a licença ambiental, cedida pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), depois que a empresa assinou um termo de compromisso de ajustamento de conduta com o Ministério Público de Santa Catarina, a legislação ambiental não foi obedecida, porque APPs devem ser preservadas, o que nesse caso, não teria ocorrido.

O procurador do Meio Ambiente de São José, Raul de Araújo Santos Neto, por meio da assessoria do órgão, afirmou que a determinação de medidas compensatórias serve para responder por uma área já degradada e irrecuperável pelo parecer da Fatma e não diz respeito à autorização para licenciamento.

A previsão é que o Continente Park seja o maior shopping de SC, com inauguração marcada para 27 de abril. O terreno de 132 mil metros quadrados terá 110 mil metros quadrados de área construída, sendo 45 mil metros quadrados de espaço bruto para locação. A proposta do empreendimento é para a instalação de 18 lojas âncoras, 240 satélites e oito salas de cinema. Conforme a empresa, 60% da construção está pronta.

Ações diferentes para mesma denúncia

A fiscalização do Ibama sobre a construção do Continente Park Shopping chama a atenção por ter tomado dois caminhos opostos. Primeiro, a suspeita de que servidores extorquiam empresários para não embargarem o empreendimento e, agora, a determinação do órgão para paralisar a obra porque estaria sobre uma APP.

Pela investigação da Polícia Civil, os fiscais do Ibama Eduardo Abreu e Jaime Florêncio Rosa teriam visitado a construção para avisar sobre uma denúncia de que o terreno estava em APP. Em 8 de fevereiro, o advogado José Carlos Francisco da Silva Júnior, defensor do Shopping Via Catarina — potencial concorrente —, entrou com denúncia no órgão federal. Segundo a representação, existem cinco vertentes de água no local.

Em março, o assessor do Grupo Almeida Junior, Gilvani Voltolini, solicitou investigação da polícia devido à possível tentativa de extorsão no valor de R$ 300 mil. Em agosto, o DC noticiou o assunto em primeira mão. Em seguida, o Ministério Público Federal iniciou procedimento com base no inquérito da polícia e a Corregedoria do Ibama abriu processo administrativo. Ambos correm em sigilo.

Ao mesmo tempoem que abriu sindicância para apurar a denúncia de extorsão, a presidência nacional do Ibama acatou o embargo. A Procuradoria do Ibama solicitou o auto de infração em junho, concedido na semana passada.

(Fonte:www.clicrbs.com.br)






Notícias Anteriores


31/10/2011 - Governo modifica regras de licenciamento ambiental
28/10/2011 - Planos de Bacia são oportunidade para melhorar índices de saneamento
28/10/2011 - ANA regulamenta segurança de barragens em rios da União
28/10/2011 - Continente Park Shopping, em São José, recebe embargo e multa
27/10/2011 - Mais empresas precisarão de licença ambiental em Joinville
27/10/2011 - ANA coordena reunião preparatória para o Fórum Mundial da Água, durante Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas
27/10/2011 - Companhias brasileiras adotam modelo da Caern na elaboração de Planos de Saneamento
27/10/2011 - Os investimentos e a prestação dos serviços de água e esgoto
27/10/2011 - Sementes do mundo todo já têm um lugar criado apenas para preservá-las, perto do polo Norte
27/10/2011 - Pista de dança que gera energia limpa é lançada no Rio de Janeiro

Página: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24


Rua Santos Saraiva, 840 - salas 402/404 - Estreito - Florianópolis/SC - CEP: 88070-100 - Fone: (48) 3225-6074